quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

O mundo é feito de partículas


Aviso: comece logo a carregar o vídeo para poupar tempo.

Bom, que o mundo é feito de partículas todo o mundo já sabe. Prótons, elétrons e nêutrons que formam os átomos, que por sua vez formam moléculas, que formam corpos, que formam os planetas, que formam os sistemas solares (que são muito parecidos com átomos, por sinal), que formam as galáxias, que, talvez, formem outros tipos de agrupamentos com uma magnitude dimensional ainda maior antes de, por fim, chegar ao topo desta pirâmide, que é o universo.

Eu, particularmente, acredito que ainda existem níveis mais inferiores que os quarks e os leptons, os mésons, os Bárions, os grávitons e os fótons (pra quem não sabe, já foram descobertas mais partículas subatômicas que os velhos prótons, neutrons e elétrons), e maiores que as galáxias, os quais as mesmas se agrupariam para formá-los.

O vídeo abaixo mostra mais ou menos o que eu falei no primeiro parágrafo do post, porém graficamente, o que é bem mais interessante e agradável aos olhos.



Os números ao lado, no vídeo, mostram a distância da imagem original em notação científica, pois é bem mais fácil de representar, já que algo como "dez elevado a vinte" seria representado na forma normal como um "1" seguido de vinte zeros.

____________________________________________________________________

Encontrei no caminho:

Pra quem gosta de Big Bang Theory e já viu o Sheldon falar sobre a teoria das cordas, pode clicar aqui e saber o que é (quem não viu também pode). Só tem um problema: é realmente complexo. Não é a toa que ele é tão estranho: A falta de músculos não foi o bastante pra compensar a inteligência.

Sofri pra achar o vídeo e por fim encontrei esse site de busca de vídeo. Clique aqui para vê-lo. É um site simples, eficaz e ainda é em português.

Nenhum comentário: